W3C

Criado Comitê de Articulação Regional para enfrentamento do coronavírus
14/04/2020

Objetivo de organizar ações coordenadas de monitoramento e contingência do Covid-19 

Diante da necessidade de conter o avanço do coronavírus, diversas representações de entidades públicas e privadas, reuniram-se hoje (14) na Policlínica Regional de Saúde para criar o Comitê de Articulação Regional- CAR, com objetivo de organizar ações coordenadas de monitoramento e contingência do Covid-19. Ele é formado por representantes do poder executivo, instituições educacionais públicas e privadas, órgãos de saúde, entre outros.

Durante a reunião cada membro do Comitê apresentou as intervenções já desenvolvidas em suas áreas de atuação. A UNEB campus XII de Guanambi, por exemplo, já atua na fabricação de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde, os protetores faciais; desse modo, com a estruturação desse Comitê viabiliza uma ampla rede de enfrentamento a pandemia.

Presidiu a reunião, o presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde e prefeito do município de Urandi, Dr. Dorival Barbosa. O qual, afirmou “que esse comitê não sirva apenas para esse momento de combate ao coronavírus, mas sim em prol de projetos que visem o desenvolvimento regional, como uma alternativa conjunta de colaboração”. Explica.

A constituição desse Comitê busca traçar metas para a complexidade do problema em caráter multidimensional, tais como: saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança pública e desenvolvimento econômico. Assim, essa conexão busca desenvolver estratégias eficazes de prevenção, que garantam os direitos individuais e coletivos dos cidadãos.

Estiveram presentes, o presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e prefeito do município de Matina, Júscelio Fonseca; o presidente da Associação de Municípios da Serra Geral e Bacia do São Francisco e prefeito do município de Caculé; Beto Maradona, a Dra. Luciana Muniz, ex-prefeita do município de Sebastião Laranjeiras e diretora executiva do Consórcio de Saúde, o prefeito do município de Tanque Novo, Vanderlei Cardoso. Além dos gestores da UNEB: Campus XII – professor Domingos Trindade, Campus VI – professora Marinalva Fernandes. Em representação a UNIFG – Centro Universitário estava o professor Tarcísio Viana, a CODESP; representou-se por Lívia Alves



Autor: