Regional
Consórcio do Alto Sertão realiza encontro em Sebastião Laranjeiras e debate saúde pública
18/03/2015

As demandas, deficiências e ações para melhorar a saúde púbica na região, foi o tema em destaque da pauta da reunião de trabalho dos prefeitos quem compõem o Consórcio do Alto Sertão. O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Sebastiao laranjeiras, nesta sexta-feira (13) contou com a participação dos secretários municiais de saúde, que participaram do debate, apresentando o diagnóstico das dificuldades de cada município e os problemas comuns da região. Prefeitos criticam fata de serviços no hospital regional A grande maioria dos prefeitos presentes destacou a necessidade urgente de melhorias nos serviços e estrutura de atendimento do Hospital Regional de Guanambi, aprovando um documento elaborado na reunião, solicitando entre outros pontos, a instalação da uma regulação central em Guanambi, ampliação de vagas na UTI e UTI Neonatal, cirurgias seletivas e ortopédicas, humanização do atendimento, indicação de um gestor técnico para a unidade e ampliação da estrutura física. No documento, expressaram ainda preocupação com o sistema de parceria proposto pelo governo do estado no projeto das policlínicas “não podemos aceitar mais uma estrutura de saúde em que os municípios fiquem com a maior responsabilidade, inclusive financeiro, e sem melhorar os serviços já existentes”, destacaram os prefeitos. O documento inclui ainda, solicitação de serviços para assegurar o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e endemias e quitação da dívida nos serviços de assistência farmacêutica. Na pauta, foi aprovado ainda outro documento relatando as dificuldades relacionadas à estiagem e pedindo providencias. Para o prefeito de Guanambi, presidente do consórcio, “foi uma das mais produtivas reuniões, reafirmando a nossa unidade e a nossa defesa na melhoria da qualidade de vida da nossa população, com ênfase na saúde pública”, disse. Já a prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz agradeceu a presença dos colegas e destacou a importância do consórcio “como instrumento para nos unirmos cada vez mais, e buscarmos nossas reivindicações comuns”. Presentes, além dos prefeitos do consórcio, o presidente da Câmara de Vereadores local, Valmirá Pereira, vereadores e secretários da região, secretários da administração local e lideranças.