CDS – Alto Sertão: gestão consorciada promove desenvolvimento regional
10/01/2021

O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão é formado por dezesseis municípios: Palmas de Monte Alto, Malhada, Candiba, Guanambi, Pindaí, Lagoa Real, Caetité, Ibiassucê, Urandi, Iuiú, Matina, Caculé, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Riacho de Santana e Igaporã. De forma consorciada, buscam realizar ações nas áreas de infraestrutura, meio ambiente e desenvolvimento rural.

Entre os compromissos firmados pelo CDS – Alto Sertão, estão: contribuir com o aperfeiçoamento da gestão pública; diminuir custos através de compras compartilhadas; oferecer serviços de qualidade aos municípios consorciados; promover a integração entre os gestores municipais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Durante o ano de 2020, diversos projetos foram implementados. São mais de 1.200 cisternas de captação de água da chuva construídas, proporcionado a convivência com o semiárido e o desenvolvimento de atividades produtivas, através da limpeza e abertura de aguadas, fortalecendo a agricultura familiar. Na área de infraestrutura, o PROINFRAM – Programa de Infraestrutura Municipal, proporcionou a pavimentação asfáltica em diversas vias públicas.

O programa é realizado com recursos próprios das prefeituras consorciadas e conta com assessoria técnica e equipamentos do consórcio, diminuindo custos e agilizando o serviço. Na área ambiental, o GAC - Programa de Gestão Ambiental Compartilhada, através do apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, possibilitou aos municípios uma assessoria técnica para estruturação e aperfeiçoamento dos sistemas municipais de meio ambiente. Além disso, merece destaque a habilitação do Consórcio no Edital de Chamada Pública (01/2020) - FEP-CAIXA – Setor de Resíduos sólidos.

Todas estas ações consolidam o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão, como um importante instrumento de cooperação regional. Sendo assim, espera-se que todas as conquistas coletivas que tornaram o CDS ALTO SERTÃO, referência no estado da Bahia, possam efetivamente contribuir para o sucesso da gestão dos novos prefeitos (as) que assumem o desafio diário de melhorar a vida das pessoas.

Autor: Mauri Oliveira / Ascom CDS Alto Sertão